Sobre Nós

Você quer ser um Investidor Profissional?

 

Investimento não é tudo matemática nem é um sistema cheio de gráficos e indicadores que o liga a um caminho para o dinheiro fácil; também não é casino, e quando se tem sorte, mesmo sem saber o que estamos a fazer, normalmente ao iniciar rapidamente ganhamos, não só dinheiro, mas confiança. Pena que também rapidamente devolvemos o dinheiro aos seus legítimos proprietários, e é aí que começamos a perceber que o investimento é uma ciência, e que investir é uma arte, uma profissão, um caminho para uma vida abastada e a tão desejada independência financeira. Percebemos e entendemos que investir é uma atividade que requer empenho e dedicação no aprendizado, em que é preciso entender como os mercados e todo o sistema funcionam. Se você já chegou até aqui, e estamos de acordo, então já fez a 1ª lição.

Logo no início da minha carreira: economista recém formado, cheio de sonhos, planos, testosterona e adrenalina, onde passei pela 1ª lição, e rapidamente apercebi-me que o investimento era algo que precisava de ser executado de forma profissional, e por isso, tem tanto de deslumbrante quanto de desafiador, por ser necessário que sejamos bons em muitas coisas ao mesmo tempo, não sendo possível aprender a investir e a tornar-se num investidor bem-sucedido a longo prazo se não tivermos o domínio das práticas, conceitos e técnicas essenciais aos investimentos.

Ética de trabalho, sabe o que é? Foram anos a fazer um monte de trabalhos, estudos, testes, simulações, … Estamos a falar de milhares de horas de estudo e dedicação, e não de um fim-de-semana, de um livro, umas horas à frente de um gráfico, ou um cursinho de 150h. Não, é preciso vontade, realmente amar, ter paixão, pois somente uma paixão aliada a algo que se quer muito é capaz de nos manter tão determinados e a trabalhar tão duro, ou o suficientemente árduo para atingir a rentabilidade e a consistência.

Valeu muito a pena. Já são praticamente 25 anos a colher os frutos, e destes 25, já muitos a ajudar oficiosamente e oficialmente outros a escolher a semente, a semear, adubar, regar, e a vê-los colher! Agora com uma equipa técnica de apoio qualificada, somos uma estrutura consolidada não apenas no próprio sucesso, mas também dos nossos clientes, alunos e amigos investidores, e continuamos a caminhar com os olhos postos na nossa missão: “não queremos que você perca o desejo de ganhar dinheiro com os seus investimentos na bolsa de valores”. Assim nasce a Ciências do Investimento.

O mind set certo que precisamos de abraçar é que o desconhecido não nos pode empurrar porta fora dos investimentos, e que uma má experiência passada por falta de preparação e conhecimento nos faça desistir. Necessitamos de abraçar a ideia do aprendizado das probabilidades, e ao invés de esperar e sonhar com grandes coisas, mudar o seu time table de ficar rico rapidamente para uma vertente de crescimento estável e consistente.

Aprender a investir e ser bem-sucedido é uma jornada, e não uma corrida de 100 metros. Será necessário gerenciar riscos, e também assumi-los, mas acima de tudo aprender que aqueles que são bem-sucedidos arriscam pouco com um potencial de obter muito retorno, e com isso o seu self control se mantém, e conseguem controlar a ganância, o ego, o medo, e a exposição ao risco nunca é tão alta que o tornem incapaz de seguir um plano de negociação.

O objetivo da Ciências do Investimento é ajudá-lo a dominar esta fantástica ciência para que seja capaz de ter as suas próprias opiniões, e não dependa de seguir ninguém, mas que acredite nas suas análises, e acima de tudo que confie em si mesmo e mantenha a sua opinião, e se o seu objetivo é ser um investidor profissional, se tem ética de trabalho e pretende desenvolver o seu mind set, adaptar o seu time table desenvolvendo seu self control, está no lugar certo.

A Ciências do Investimento abrirá os seus horizontes, e à medida em que dominar esta arte, fará com que possa investir de acordo com as suas próprias opiniões e conhecimentos. Aqui vamos ensinar de forma sistematizada os passos que você precisará de seguir para se tornar num investidor. Lembre-se: Os seus investimentos crescem à medida que você cresce! E somente se tornam investidores aqueles que sobrevivem, e sobrevivem não por serem superiores ou melhores, mas simplesmente porque a possibilidade da aprendizagem está integrada no seu plano.

 

Bem-vindos à Ciências do Investimento!

 

 

A METODOLOGIA FCT®

Cada área profissional ou de especialização tem o seu próprio desenvolvimento e comumente possui uma metodologia própria de ensino, sendo a metodologia do ensino a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem.

Alem de perfeccionista, felizmente sou daquelas pessoas que aprende não só com os próprios erros, mas também a observar os erros alheios, não fico na “sofrência” e procuro ser rápido no diagnóstico do que não saiu como havia planeado, e como referi logo ao início: a primeira lição veio rapidamente, e o susto foi suspeitar que se calhar havia deixado algo importante pelo caminho, já que tudo aquilo que toda a gente ensinava, e ainda hoje ensinam, era o que eu fazia, e fazia bem, diga-se de passagem, mas mesmo quando tudo estava tecnicamente certo, a operação falhava, e novamente falhava e de novo, e de novo,  o que me deixava inconformado. Pensem num perfeccionista a ter que assumir erros atrás de erros. Hoje acho piada, mas na altura além de desmotivante era financeiramente caro.

Definitivamente falta aqui qualquer coisa, “não pode ser”, eu repetia isso na minha mente cada vez que analisava ou realizava uma operação, e às vezes sentia-me como se estivesse num lugar totalmente desconhecido, em que nunca houvera estado, e tivesse que sair dali sem ter a mínima noção da direção para onde devia ir.  Quanto mais gráficos eu olho, mais linhas eu traço, mais indicadores acrescento, mais gurus vejo que ensinam fórmulas mágicas de sucesso, e nada funciona? Nesta altura pensei, tenho que voltar ao início, tenho que descobrir o que deixei ficar para trás, e foi o que fiz.

(…) Quando o homem começou a viver em sociedade surgiram as necessidades de estarem organizados nas áreas da economia, finanças e investimentos, desde então os estudiosos na matéria criaram e desenvolveram os pilares da ciência económica, os fundamentos do sistema financeiro e mercados (…). Se houvesse “felicitômetro” neste momento o meu estaria no red line. Depois de descobrir parecia-me tão óbvio. Fundamento, claro. Se nada acontece sem uma razão, tudo que acontecerá estará associado a uma razão, e da mesma forma atingirá todos os ativos que estiverem de alguma forma implicados no acontecimento, o que começa a ser óbvio para mim neste momento, pois tudo está Correlacionado num sistema financeiro, é uma engrenagem em que tudo trabalha e move-se conjuntamente.

Embora o “Felicitômetro” esteja a mil e já seja madrugada não posso parar agora. Ok, mas e a técnica? A análise técnica? Aquelas coisas todas que me foram ensinadas? A teoria de Dow? Tudo agora começa a ficar claro, “e disse Deus”, haja luz, e assim se fez, eu nem conseguia acreditar que tinha acabado de desenvolver a minha própria metodologia.

Fundamentação (F)

O Fundamento é a base e o princípio do mercado, as regras ou leis primordiais que regulam o seu funcionamento, alicerçam e sustem a sua estrutura.
A fundamentação serve-nos de prova e evidência da veracidade dos factos potencialmente geradores dos movimentos, portanto justificam os “motivos lógicos e argumentos elucidativos” de teorias que norteiam as negociações nos mercados e sistemas financeiros.
A fundamentação determinará a direção que o mercado irá assumir, portanto nos dará a indicação do sentido em que devemos buscar posicionamento.

Correlação (C)

A “correlação” significa que há interdependência, associação em probabilidade estatística, nexo ou ligação entre dois ou mais instrumentos financeiros, cuja intensidade e evolução positiva ou negativa se determina através da fundamentação.
A correlação é que nos dirá quais os ativos certos a negociar de acordo com a direção determinada pela fundamentação.

Técnica (T)

A técnica é uma abordagem utilizada como forma ou ferramenta de execução, e de forma auxiliar na determinação do melhor momento e preço para assumir posicionamentos, (comprar e vender ativos).
A Técnica, ou análise técnica, inclui uma série de teorias sobre como acontecem os movimentos do mercado, e aplica-se como ferramenta de tomada de decisão de “momentum”, portanto é aquela que utilizamos para ter o melhor timing nas nossas operações.

(…) Podem chamar-me ideologista? Sim, acredito que sim, mas o meu fundamento assenta na reflexão sobre as consequências na vida daquelas pessoas que impulsionadas pelo desejo de prosperidade se deixam levar pelo facilitismo e pela propaganda enganosa dos “gurus do facilitismo” abundantemente promovida hoje em dia. Infelizmente, a maioria das pessoas quer as coisas com a maior breviedade possível, e com o mínimo esforço possível, e poucas estão dispostas a pagar o preço da aprendizagem.

As tais fórmulas mágicas de que quando a linha vermelha cruzar o quadrado e formar um círculo não leva ninguém a lugar nenhum, e o facilitismo literalmente não ajuda ninguém a crescer, sabe porquê? Simplesmente porque as coisas fáceis subestimam a capacidade e o esforço para conquistá-las.

O conhecimento adquirido numa jornada num processo de conquistar algo nos torna maiores e mais fortes, e acaba sempre por valer a pena e por compensar todo o esforço desprendido.

O que faz a diferença na vida é aquilo que fazemos todos os dias, não aquilo que fazemos às vezes. Temos que fazer o que é certo, e o que é certo quase sempre não é o que é mais fácil, mas precisamos de fazer o que temos que fazer quando devemos fazer.

A vida é feita de resultados, sim, de resultados, apenas de resultados. Todos os dias somos confrontados com decisões, umas mais simples, outras mais difíceis, mas cada escolha trará um resultado, quer imediato, quer futuro na nossa vida, e muitas vezes o caminho mais fácil, nem sempre é o melhor. Na generalidade sempre se torna o mais longo. Cada indivíduo é responsável pelas suas próprias escolhas, e a vida que esta a viver hoje, quer seja uma vida abastada, quer seja uma vida de escassez, ela é o resultado, o reflexo das suas escolhas no passado.

 

E a sua vida futura? Já fez as suas escolhas? Pense nisso… Seja feliz e próspero!


 

OS SEUS INVESTIMENTOS CRESCEM À MEDIDA QUE VOCÊ CRESCE!