8 de Fevereiro, 2022

POR QUE NÃO ESTÁ TODA A GENTE A VENDER? Parte II

POR QUE NÃO ESTÁ TODA A GENTE A VENDER? Parte II

Por que não está toda a gente a vender?

Parte II

Tudo muda, mas nem tudo passa, e para a velha guarda, os velhos lances do mercado sempre se fazem notar, e nada (ou diria eu quase nada) nos passa despercebido.

Talvez você não tenha reparado, não se tenha dado conta, mas nas últimas duas semanas, sempre no mesmo horário, quase ao fim da tarde, e praticamente todos os dias, o mercado repete o mesmo movimento. Primeiro sobe violentamente, e depois a partir das 19hs, devolve aquilo que esteve a fazer desde a abertura do mercado americano. Já observou?

Bem, em primeiro lugar, vem a nossa questão: então? Por que não está toda a gente a vender? Ok, mas e depois? O que isso tem a ver? O que tem a ver, é que enquanto o mercado não demonstrar uma alta sustentável, ou seja, enquanto não for capaz de se manter em alta todo o dia, e não devolver tudo, ou enfraquecer ao final da sessão, o cenário continua a ser pessimista… Mas e se isso mudar? Ou então quando isso mudar?

Muito bem, mas então quer dizer o quê? Que não está toda a gente a vender, certo? Errado… Totalmente errado!

O grande lance do mercado a acontecer neste momento, e que somente aqueles que sabem como o mercado e todo o sistema funcionam é que conseguem enxergar o que se está a passar, e conseguem identificar o que estes movimentos acima descritos representam.

Sabemos, vemos, e os indicadores nos mostram que a grande maioria dos investidores está com medo, ou vive um sentimento de risco, mas então a grande maioria dos intervenientes nos mercados questiona novamente, então por que não está toda a gente a vender? Mas se eu lhe disser que sim… Que está toda a gente a vender? Então você acredita?

Os nossos clientes e seguidores sabem, e há muito tempo temos vindo a ensinar o que está por detrás dos gráficos, aquilo que poucos conseguem ver, e temos demonstrado que nos últimos dois anos um comportamento massivo de busca por hedges tem se desenvolvido muito, mas muito mesmo, a ponto de fazer grande diferença no comportamento dos mercados atualmente, em especial através de puts.

Se você sabe o que são puts, sabe do que estamos a falar, se não sabe, talvez não consiga entender de forma adequada que quando você pensa ou se pergunta, por que não está toda a gente a vender? É porque não consegue perceber que os movimentos que o mercado está a realizar diariamente são um exacerbado movimento de compra de opções de venda, e que as coberturas de hedge têm crescido a uns assustadores 80%, e talvez por isso não consiga tirar proveito deste precioso artigo.

Então, afinal está toda a gente a vender e eu não sabia disto? Sim, os utilizadores e seguidores da Metodologia FCT sabem que a forma mais simples, e a mais utilizada na busca de hedges é através de VIX e Puts quando tudo indica maus presságios, e que os mercados tendem a assumir o risco, a tentar cobri-lo, e a lucrar com isto… Mas sabe o que mais me chama a atenção? É que mesmo quando o risco atinge níveis como os que vivemos agora, onde o pessimismo está ao mais alto nível, a maioria dos “supostos investidores” não se dá conta dos movimentos agressivos de hedge que o mercado realiza… E então? Vai continuar a perguntar-se por que não está toda a gente a vender? E com isto, todos sabemos o acontece aos seus investimentos.

Dito isto, qual a importância do desenvolvimento deste Hedge todo? Bom, eu começo por dizer que se você não sabe o que é uma put e como ela funciona, pouco adianta, mas vou elucidar de forma simples o que isso representa.

Todo este movimento de hedge agora acumulado em puts significa que uma queda aguda nos mercados agora torna-se cada vez menos provável, aliás, arrisco-me a dizer que com toda esta quantidade de proteção que os investidores de retalho, fundos, e institucionais assumiram nos últimas dias e semanas, o mais provável é que apesar de estarmos em um ambiente de alto risco, o nível de proteção está tão elevado, que devemos assistir a uma reversão no curto prazo, e que haja um movimento contrário ao risco a provocar uma “higienização de posições hedge”.

Os mercados costumam “infringir dor” aos despreparados, e hoje não nos basta sabermos algo dos mercados, precisamos de conhecer como o mercado e todo o sistema funcionam, pois operamos contra grandes cérebros, e precisamos de estar preparados para não sermos nós a sentirmos dor, e enquanto outros choram, nós vendemos lenços!

E então? Afinal? Está ou não está toda a gente a vender?

Nos mercados, o que os olhos não veem, o bolso é que sente!

 

Quer participar de uma live exclusiva para membros?

Solicite seu convite através do formulário abaixo

QUERO SER CONVIDADO(A) A PARTICIPAR DE UMA LIVE PRIVADA.

*sujeita a condições de participação

 

Acompanhe os nossos artigos e vídeos em:

         

Plataforma Utilizada

 

  

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA

voltar