14 de Novembro, 2023

48 países e jurisdições acordam na troca automática de informação sobre criptoativos

Portugal e outros 47 países e jurisdições acordam na troca automática de informação sobre cripto ativos.

48 jurisdições, entre as quais Portugal, anunciaram o compromisso de iniciar a partir de 2027 a troca automática de informações sobre cripto ativos, de acordo com o padrão internacional desenvolvido pela OCDE – designado pelo acrónimo CARF (Crypto-Asset Reporting Framework).

Esta iniciativa constitui um marco importante no reforço da cooperação internacional para o combate contra a fraude e evasão fiscal à escala global e irá possibilitar que as administrações fiscais passem a dispor de forma automática de informações sobre os rendimentos relacionados com operações envolvendo cripto ativos obtidos pelos contribuintes, dando assim resposta aos desafios decorrentes da crescente utilização de meios alternativos de pagamento e investimento, contribuindo desta forma para uma maior eficiência e equidade fiscal.

Estas jurisdições anunciaram que irão também adotar, igualmente até 2027, as alterações ao padrão internacional para a troca automática de informações sobre contas financeiras, conhecido por CRS – Common Reporting Standard, que foram este ano acordadas no âmbito da OCDE.

Recorde-se que, no âmbito da União Europeia, foi recentemente adotada pelo Conselho uma Diretiva (DAC 8) que vem alterar a Diretiva 2011/16/UE relativa à cooperação administrativa no domínio da fiscalidade. Esta nova Diretiva prevê, designadamente, a extensão do âmbito da troca de informações, exigindo que os prestadores de serviços de cripto ativos comuniquem aos Estados membros da UE as informações relativas às transações efetuadas por seu intermédio, que serão subsequentemente objeto de troca automática entre os Estados Membros.

Esta nova ferramenta constituirá, indubitavelmente, um mecanismo acrescido para o reforço do combate à fraude e evasão fiscais e para a promoção da equidade fiscal.

Veja aqui a comunicação da OCDE a este propósito: https://lnkd.in/dJfybdQK

 

Acompanhe os nossos artigos e vídeos em:

         

Plataforma Utilizada

  *

   *

 

A CDI Ciências do Investimento Lda esclarece que de acordo com o parecer de autorização CMVM SAI/2022/1818.5 toda e qualquer difusão de todo e qualquer conteúdo de cariz publicitário é da exclusiva responsabilidade do intermediário financeiro a que diz respeito, nomeadamente através de banners, links, hyperlinks, imagens ou outros contendo redireccionamento em páginas, websites e redes sociais da CDI Ciências do Investimento Lda.; Toda e qualquer difusão realizada de publicidades, campanhas publicitárias, materiais de marketing ou afins, nos meios de comunicação anteriormente referidos de propriedade da CDI Ciências do Investimento Lda. estão devidamente identificados (*) como sendo da autoria e inerente responsabilidade do intermediário financeiro, e claramente identificados como *conteúdo publicitário ou promocional.
PARTILHAR ESTA NOTÍCIA

voltar