4 de Março, 2022

O MERCADO É UM GENTLEMAN!

O MERCADO É UM GENTLEMAN!

O mercado é um Gentleman!

Costumo repetir muitas vezes esta afirmação: “Sras. e Srs. Investidores, o mercado é um Gentleman!”. Ele dá-nos sempre uma nova oportunidade de participarmos de um movimento ou de nos salvarmos de uma perda, e da mesma forma que o mercado é simples, não é propriamente fácil, sabe porquê? Por que apesar de o mercado ser um gentleman, ele irá testá-lo inúmeras vezes, e quando você tiver realmente aprendido a lidar com a verdade fundamental e se tornar merecedor, ele começará a entregar-lhe os louros.

A jornada até a consistência em muitos casos costuma vir após tropeços e tombos pelo meio, e costumo também repetir que toda a gente só consegue ver os copos que bebemos, mas não sabem os tombos que já levamos, e hoje queremos levantar duas grandes questões, sendo estas:

  1. Como você escolhe os seus investimentos?
  2. O que você faz quando o mercado o testa?

Atualmente, vivemos em momento de cautela, de alto risco, de incertezas e tudo mais, e sabemos que não somente agora, mas sempre, a volatilidade fará parte dos nossos dias, sendo ela uma parte inerente ao processo de investimento, mas normalmente o que acontece? Logo depois de você ver uma posição e o mercado se mover qualquer pouquinho contra si, costumeiramente o seu sentimento é: pronto… Lá foi… Já era, e por aí vai.

Então eu pergunto-lhe: você escolheu este investimento como uma aposta? Ou com critérios baseados em fundamentos? Aqui você já está a ser submetido ao primeiro teste do mercado: o psicológico. E você já começa a fazer um sem número de questões, a ter um sem número de pensamentos maus e a perguntar: será que fiz a escolha certa?

Se você escolheu com base em critérios fundamentais, então não é por que o mercado se moveu um pouco contra a sua posição que quer dizer que esteja errado, e se sabemos que a volatilidade é parte do processo, e que no curtíssimo prazo os ativos podem se comportar de maneira aleatória, apenas precisamos de nos questionar o porquê do movimento? Vamos pensar?

Todos entendemos que investir em renda variável significa comprar um ativo por um valor inferior ao preço que efetivamente vale com objetivo de vendê-lo mais tarde, ou vender um ativo sobrevalorizado com objetivo de comprá-lo mais barato no futuro próximo.

Dito isto, então quando o preço muda e o fundamento segue igual, significa que nada mudou, e aqui vem o segundo teste do mercado. Vamos ver se você acredita no que analisou, no fundamento, e também que é coerente que alguns testes de preço ocorram, e que leve algum tempo para que o mercado veja que o preço do ativo está errado e o recoloque ao seu preço-justo, pois sabemos que os fundamentos se irão refletir nos movimentos e preços dos ativos.

O terceiro teste do mercado tem a ver com a sua estratégia operacional, e você pergunta-se: então é hora de fazer o quê? Saio da posição, fecho a mão, reforço, aumento o stop? E agora?
Agora é hora de verificar as suas estratégias, e começar por avaliar e entender se entramos cedo demais, ou tarde demais e se as causas disso têm a ver com o nosso controle emocional, falta ou excesso de paciência ou de determinação, e que possamos ajustar a nossa estratégia operacional daqui em diante.

O mercado é simples, mas como costumo repetir: não significa que seja fácil, ou não haveria pessoas em outras atividades, mas sempre enfatizo que os bons investimentos são aqueles que estão acompanhados do entendimento dos fundamentos dos ativos, por isso escolha com critério e não como aposta e não se esqueça que a concretização do esperado pode levar algum tempo, nem sempre é imediato. Compramos e dispara a subir, ou vendemos e desce de elevador.

A metodologia FCT torna-nos investidores de sucesso porque nos faz agir de forma equilibrada, e por isso nos mantemos na linha de frente, não mudamos de opinião com a direção do vento, e enquanto os fundamentos permanecem inalterados mantemos a nossa postura, e em mudanças repentinas de paradigmas e fundamentos sabemos ser rapidamente coerentes em mudar o plano.

E você? Como você escolhe os seus investimentos? Como você age quando o mercado o testa? Quanto antes aprendermos a lidar com as verdades fundamentais, mais cedo nos tornamos merecedores da colheita, e como um Gentleman, ele começará a entregar-nos os louros.

 

QUERO SER CONVIDADO(A) A PARTICIPAR DE UMA LIVE PRIVADA.

*sujeita a condições de participação

 

Acompanhe os nossos artigos e vídeos em:

         

Plataforma Utilizada

 

  

PARTILHAR ESTA NOTÍCIA

voltar