17 de Março, 2023

VOCÊ É INVESTIDOR? E DORME BEM?

VOCÊ É INVESTIDOR? E DORME BEM?

Hoje, dia 17 de março comemora-se o Dia Mundial do Sono, um dia que objetiva conscientizar as pessoas da importância de uma boa noite de sono.

O dia mundial do sono, é um evento anual que tem como objetivo transmitir de uma forma educativa as pessoas sobre a importância de se dormir bem, afinal todos sabemos o quão bom é uma boa noite de sono. O slogan da campanha deste ano é “O sono é essencial para a saúde”.

De acordo com um estudo do American College of Cardiology, até 8% das mortes por qualquer causa podem ser atribuídas a “maus padrões de sono”, enquanto aqueles com hábitos de sono mais saudáveis ​​têm menos probabilidade de morrer prematuramente, o que afinal é o que se pretende, viver bem e bastante.

Dados da Statista Consumer Insights mostram que, nos Estados Unidos, 39% dos entrevistados disseram ter sofrido de um distúrbio do sono (problemas para adormecer ou permanecer dormindo, ter insónia, etc.) nos 12 meses anteriores à pesquisa. Os italianos estavam entre os que pior dormiam na pesquisa, com 48 por cento relatando um distúrbio do sono, enquanto a Índia registou uma parcela maior de bons dormidores, com apenas 26 por cento a sofrer de sono ruim, e os brasileiros, vejam só, estão entre os que melhor dormem…

Como por aqui nada passa sem analogias, sabemos que muitas vezes os investimentos tiram o sono a muita gente, e não deveria ser assim, mas infelizmente sabemos que os investimentos podem tirar o sono dos investidores inexperientes por várias razões.

Em primeiro lugar, normalmente eles estão preocupados com o risco de perder dinheiro, porque literalmente sabem que investir sempre envolve algum grau de risco, e é natural que os investidores menos experientes se preocupem com a possibilidade de perder as suas economias.

A seguir a este medo, a falta de preparo e conhecimento sobre o que se está a fazer é por norma a segunda causa da perda do sono, o facto de não entender completamente os termos e conceitos financeiros associados aos investimentos, faz aumentar a ansiedade e a incerteza, e consequentemente tende a tornar difícil a tomada de decisões assertivas, fundamentadas e consistentes sobre onde investir e quando vender ou manter os seus ativos.

A terceira maior causa da insónia dos novos investidores e o ganho de esperança, a pressão para obter retornos rápidos e significativos, o que normalmente leva a escolhas arriscadas, impulsivas, e excessivas em grau e quantidade de risco, o que costuma resultar em stress e ansiedade, e afetar a qualidade do sono, e não só.

Você quer dormir bem? “Aprenda a Fazer o que Deve fazer, Quando deve fazer“! Fazer o que é certo é importante em todas as áreas da vida, não somente nos investimentos, desde as decisões quotidianas até às escolhas mais significativas e complexas, e nos investimentos fazer o que é certo significa seguir um conjunto de valores, princípios, e métodos que justifiquem tomar decisões que sejam concisas, precisas, e atempadas em todas as situações.

No entanto, nem sempre é fácil saber o que é certo em todas as situações. Às vezes, é preciso avaliar as consequências de cada escolha e considerar as implicações para as outras pessoas envolvidas. Em outras ocasiões, pode ser necessário enfrentar desafios ou pressões externas para fazer a escolha certa.

Embora possa ser difícil fazer a escolha certa em todos os momentos, é importante lembrar que as nossas ações têm consequências, e más ações podem ser desastrosas, mas fazer o que Deve Fazer Quando deve Fazer, certamente é o que trará benefícios à nossa conta, à nossa saúde, e para as pessoas ao nosso redor.

Afinal, se você investe e não dorme bem, é porque não conhece a metodologia FCT.

Uma boa noite e bom descanso a todos os Investidores e Investidoras #FCT.

 

Acompanhe os nossos artigos e vídeos em:

         

Plataforma Utilizada

  *

   *

 

A CDI Ciências do Investimento Lda esclarece que de acordo com o parecer de autorização CMVM SAI/2022/1818.5 toda e qualquer difusão de todo e qualquer conteúdo de cariz publicitário é da exclusiva responsabilidade do intermediário financeiro a que diz respeito, nomeadamente através de banners, links, hyperlinks, imagens ou outros contendo redireccionamento em páginas, websites e redes sociais da CDI Ciências do Investimento Lda.; Toda e qualquer difusão realizada de publicidades, campanhas publicitárias, materiais de marketing ou afins, nos meios de comunicação anteriormente referidos de propriedade da CDI Ciências do Investimento Lda. estão devidamente identificados (*) como sendo da autoria e inerente responsabilidade do intermediário financeiro, e claramente identificados como *conteúdo publicitário ou promocional.
PARTILHAR ESTA NOTÍCIA

voltar